martes, 28 de diciembre de 2010

Emiliano Cavalcanti (1897/1976)

Foi um pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista nascido no Rio de Janeiro, começou fazendo ilustrações para uma revista por necessidade de trabalhar ao morrer seu pai. Crio o catálogo e o programa para a Semana do Arte Moderno. Depois estudou em Paris.
Sofre sua primeira prisão em 1932 durante a Revolução Paulista logo várias outras enquanto recebe prêmios no estrangeiro. Durante a guerra volta para América do Sul morando uma época na Argentina.
Estilo artístico e temática
- Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo).
- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado em suas obras como, por exemplo, as praias.
- Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc).
- Estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.
- Usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.

Mulheres com frutas (1932)

No hay comentarios:

Publicar un comentario