domingo, 13 de junio de 2010

Xangô.


Xangô é a divindade do fogo e do trovão e da justiça.
XANGÔ é um Orixá temido e respeitado por qualquer aborixá (adorador de orixá). É viril e violento, porém justiceiro, e muito vaidoso. Muito atrevido também, sempre castigando os ladrões e malfeitores. Segundo as crenças, quem teve morte por ráio ou um bem queimado, foi vítima da cólera de Xangô.
Tudo que se refere aos estudos, as demandas judiciais, ao direito...., pertence a Xangô, Rei de Oyó, marido de Oyá, Oxum e Oba.
Caraterísticas dos filhos de Xangô são extremamente enérgicos, autoritários, gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, são líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, porém quando contrariados, ficam possuídos de ira violenta e incontrolável.
Os filhos de Xangô são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida.
A história:
Segundo as crenças, Odùdùa, um guerreiro que vinha de uma cidade do Leste, invadiu com seu exército a capital do povo chamado Ifé. Esta cidade, quando Odùdùa se tornou seu governante, se chamou Ile Ifé, Odùdùa tinha um filho chamado Acambi e Acambi teve sete filhos, seus filhos ou netos foram reis de cidades importantes.
Esses príncipes eram vassalos do rei, que então se transformou no centro de um grande império, cujo nome era Oyó.
Odùdùa era o grande rei de Oyó. Ele unificou as mais importantes cidades daquela região, mais tarde conhecida como a terra dos yorubás. Em cada cidade ele pôs no trono um parente seu.
Ele foi o grande soberano dos Reinos Yorubás.
Quando Odùdùa morreu, os príncipes fizeram a partilha dos bens do rei entre si e Acambi ficou como regente do império até sua morte.
Com a morte de Acambi, foi feito rei Oraniã, o mais jovem dos príncipes do império, que tinha se tornado um homem rico e poderoso
Um dia Oraniã levou seus exércitos para combater o povo que habitava uma região a leste de seu império. Era uma guerra muito difícil, mas, antes de ganhar a guerra, o oráculo o aconselhou a estacionar com os seus homens, pois ali, ele haveria de prosperar. Assim foi feito e aquele acampamento a leste de Ilé Ifé tornou-se uma cidade poderosa.
Essa próspera povoação foi chamada cidade de Oyó e veio a ser a grande capital do império fundado por Odùdùa. Com a morte de Oraniã, seu filho Ajacá, que tinha o apelido de Dadá por causa de seu cabelo encaracolado, foi coroado terceiro Alafim de Oyó. Ajacá era um homem pacato e sensível, com pouca habilidade e nenhum tino para governar.
Dadá-Ajacá tinha um irmão que fora criado na terra dos nupes, um povo vizinho dos yorubás, filho de Oraniã com a princesa Iamassê, embora haja quem diga que a mãe dele foi Torossi, filha de Elempê, o rei dos nupes. Esse filho de Oraniã era Xangô, grande guerreiro, que fundara uma pequena cidade chamada Cossô, nas cercanias da capital Oyó.
Xangô, que era o rei de Cossô, uma cidade tributária de Oyó, um dia destronou o irmão Ajacá-Dadá, e o exilou como rei de uma pequena cidade, onde usava uma pequena coroa de búzios, chamada coroa de Baiani. Xangô foi assim coroado o quarto Alafim de Oyó, governando o império de Odùdùa e Oraniã por sete anos.
Quando Xangô morreu, e dizem que foi obrigado a se enforcar num momento de crise de seu império, seus ministros procuraram seu corpo e não encontraram. Compreenderam então que ele tinha entrado para o Orum e instituíram seu culto. Xangô havia se transformado em Orixá.

Pesquisa: Imagem é vídeo tirados de internet. Texto pesquisa baseada em textos tirados de internet escolhidos pela autora. Hilda Mendoza

No hay comentarios:

Publicar un comentario