viernes, 2 de julio de 2010

Resumo: Capítulo 19

O capítulo começa falando do passeio público, disse que abrira suas portas fez mais de um século e que agora era muito diferente, além de ser o ponto preferido dos cariocas. Estava cercado com muros, tinha portões de ferro que estavam enfeitados por um medalhão de duas faces estavam as efígies de Maria e Pedro III de Portugal pais de Dom João (avôs de Dom Pedro I do Brasil). Era um passeio muito bonito com dez ruas, muitas árvores, uma lagoa, uma fonte...
Ainda existia o café que os boêmios fizeram famoso, ao ser modificado não foram respeitadas as formas e surgiram novas formas curvas e graciosas. O passeio tinha um cartaz onde indicava os regulamentos para a entrada.
Anna e Holmes foram ali no dia de folga dela, caminharam de mãos dadas e Anna falou que seu quarto estava frente ao parque e ela gostava de observar pela janela,assim ninguém podia observá-la. A situação era muito romântica mais Holmes não tinha experiência de namoro e só podia disser frases amorosas quando tinha cannabis.
Ele falava da paisagem enquanto ela estava doida por lhe dar um beijo.
Ela alugava um quarto e a zeladora era severa, o hotel onde morava ele estava muito longe então ficaram no parque. Mais chegou um policial quando estavam apaixonados dizendo que era um atentado à moral e todos iriam para o xadrez ao que Sherlock respondeu que Anna não iria, e ea saiu rapidamente para sua casa.
Já no xadrez, o capitão Pina Couto que não tolerava a fama que tinha Pimenta e sabendo que Sherlock era convidado de Dom Pedro, resolveu lhe dar uma lição ao detetive: O guardaria na cela grande até o amanhecer por que o que tinha feito era "muito grave". Estavam no passeio... se eles tivessem alugado um cupê tudo seria diferente.
A lei era igual para todos e tinha que ser cumprida.
Na cela grande estavam os presos que esperavam pelos novatos para lhes violar. Riram-se, faziam gestos grosseiros enquanto o chamavam. No momento mais delicado para Holmes chegou Pimenta, Anna tinha ligado para ele e ia a liberar a Holmes.