jueves, 23 de septiembre de 2010

Juazeiro, Juá (Zizyphus joazeiro)

Descrição Juazeiro é uma árvore nativa do nordeste brasileiro, encontrada principalmente em áreas secas como caatinga e cerrado. É uma árvore de porte médio, geralmente atingindo entre 5 e 10 metros de altura, com copa grande e densa, carregada de folhas. Suas folhas verdes têm consistência membranosa, largas e verdes. Produz um fruto pequeno, amarelado e redondo de cerca de 3 centímetros, comestível e também apreciado por pássaros. É uma árvore muito resistente a períodos de seca.
Indicações
No Brasil, usa-se as cascas do tronco do Juazeiro para baixar a febre. Também é muito utilizado para casos de caspa, queda de cabelo e seborréia. A casca do fruto contém saponina, podendo ser utilizada como sabonete para resolver problemas da pele, para limpeza bucal, cremes e loções.
Outros nomes no Brasil: Juá, laranjeira-do-vaqueiro, raspa-de-juá, joazeiro
http://www.fitoterapicos.info/juazeiro.php

Juazeiro
Luiz Gonzaga
Juazeiro, Juazeiro,
Me arresponda por favor
Juazeiro velho amigo
Onde anda meu amor?
Ai, Juazeiro
Ela nunca mais voltou
Diz, Juazeiro
Onde anda meu amor?
Juazeiro não te alembra
Quando nosso amor nasceu
Toda tarde a tua sombra
Conversava ela e eu
Ai, Juazeiro
Como dói a minha dô
Diz, Juazeiro
Onde anda o meu amô?
Juazeiro seja franco
Ela tem um novo amor?
Se não tem porque tu choras
Solidário a minha dor?
Ai, Juazeiro
Não me deixe assim doer
Ai, Juazeiro
Tô cansado de sofrer
Juazeiro meu destino
Tá ligado junto ao teu
No teu tronco tem dois nomes
Ela mesma é que escreveu
Ai, Juazeiro
Eu não guento mais doer
Ai, Juazeiro

2 comentarios:

  1. OLÁ, BOA NOITE, BOM DIA OU BOA TARDE!
    VISITEI ESTE BLOG E GOSTEI DESTE ESPAÇO. PARABENS PELO TRABALHO. SOU JOSÉ TORRES DO BLOG RELEMBRANDO
    www.relembrandocomsaudade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por sua visita e seus conceitos.

    ResponderEliminar